Pontes pelo mundo

Ponte Estaiada Juana Blanco

Sobre: 

A Ponte Estaiada Juana Blanco, também conhecida como Arco da Inovação em São José dos Campos, foi uma obra que beneficiou mais de 60 mil trabalhadores que passam pela região em 1.246 viagens de ônibus todos os dias, além de 150 mil veículos que trafegam pelo local.

Foi inaugurada em 24/05/2020, a ponte estaiada, que liga a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, para desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Para sua realização, a equipe de engenharia da Queiroz Galvão (construtora que realizou a construção da ponte) foi em busca das técnicas mais avançadas, principalmente para a construção do arco. Por meio de um sistema de fôrmas autotrepantes (ATR), foram construídos os dois mastros de forma independente, que se encontraram a 100 metros de altura para criar a estrutura semielíptica.

Ao arco foram fixados 70 estais que permitem a sustentação dos dois viadutos que se cruzam dentro dele. A colocação de cada um desses estais dependeu de cálculos criteriosos para definir posição e inclinação, garantindo o entrelaçamento perfeito entre eles. No interior deles, há mais de 36 mil metros de cabos.

Outro desafio foi o terreno (a estrutura está ao largo de um córrego, e parte da obra aconteceu durante o período das chuvas, o que deixa o terreno mais instável). Aí, contou a experiência dos trabalhadores da construtora e a interação entre as equipes de projeto e de execução, o que permitiu adequações, recálculos e reengenharia para manter a continuidade das obras

O complexo viário na região do Arco da Inovação ainda terá uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a Avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra. O projeto contempla duas passarelas, uma sobre o Córrego Senhorinha e outra sobre o Anel Viário.

A obra do Arco da Inovação permitiu ainda uma série de melhorias na região da rotatória do Colinas, como instalação de um moderno sistema semafórico inteligente, implantação de baia e abrigos de ônibus nas proximidades e na subida da Avenida São João, recapeamento asfáltico, alargamento do viaduto sobre o Córrego Senhorinha e acessibilidade para as pessoas com deficiência.


Dados: 

Ela tem 100m de altura (70 estatais e 36 mil metros de cabos de estaiamento), o viaduto inferior tem 267 metros e o superior tem 349 metros




Golden Gate Bridge

Design: 

Seu design revolucionário incorpora elementos do movimento, que dominaram aproximadamente de 1910 a 1939, tais como padrões geométricos simplificados, contornos arrojados, estilo vertical recuado e um estilo que contribui para uma sensação aerodinâmica. Possui uma leveza em seu formato, marcada principalmente pelas aberturas da ponte, por onde fluem luz e espaço.

Sua geometria usa um conjunto de formas universais e atemporais, criando uma harmonia sem nenhum tipo de influência histórica ou individual.

A integridade arquitetônica da ponte, com suas torres fortemente verticais e cabos de suspensão com curvas catenárias, reflete a simetria dinâmica frequentemente encontrada na natureza.


Sobre:

Com 2,7 quilômetros de extensão e 227 metros de altura, a Golden Gate é uma das mais compridas e altas pontes suspensas do mundo e, principalmente, é o símbolo mais querido e representativo da cidade de São Francisco.

Antes da construção da ponte, a única forma de cruzar a baía de São Francisco era o ferry, por isso, no século XX, a baía estava obstruída pela grande quantidade de ferrys que circulavam.

A solução chegou quando o engenheiro e construtor de pontes Joseph Strauss se convenceu de que tinha que construir uma ponte para cruzar a baía. Depois de anos de dificuldades na sua construção, a Golden Gate foi inaugurada em 1937.

A ponte é inquestionavelmente um ícone americano cujo poder simbólico rivaliza com o do empire state Building ou da estátua da liberdade, em parte por sua representação de otimismo, um traço distintivamente americano. Seu visual não marca uma fronteira, mas sim, simboliza oportunidades ocidentais e possibilidades do pacífico.

A Golden gate bridge também representa os objetivos do movimento city beautiful, que conquistou a américa após sua apresentação na feira mundial de chicago em 1893. O movimento floresceu nos primeiros anos do século XX, buscando remodelar cidades eespaços públicos americanos em entidades bonitas e funcionais. A ponte é um dos últimos vestígios desse movimento. Sua bela estrutura incorporando uma paisagem panorâmica confirmou a integração do movimento entre a natureza, estética e o ambiente urbano. A proporção, a harmonia, a simetria e a escala da ponte exemplificam muitos dos elementos que o movimento city beautiful enfatizou.


Dados:

A Golden Gate Bridge é uma ponte pênsil. Com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso. Assim sendo a distância de 1280 metros entre as duas torres suspensão. Estas torres erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, nas pontes com esta arquitetura, suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais que a suportam têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e dos cabos que partem dos cabos principais, pois cada um deles tem um diâmetro de 92 centímetros, formado por 27572 cabos menores.




Referências bibliográficas:

Sites:

Disponível em: https://blog.riccioimoveis.com.br/f/ponte-estaiada-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-arco-da-inova%C3%A7%C3%A3o-de-sjc

Disponível em: https://www.saofrancisco.net/golden-gate

Disponível em: https://www.engwhere.com.br/golden-gate-bridge/#:~:text=A%20Golden%20Gate%20Bridge%20%C3%A9,acima%20do%20n%C3%ADvel%20do%20mar.


E-books:

Golden Gate Bridge: History and Design of an Icon - Donald MacDonald e Ira Madel
Building the Golden Gate Bridge: A Workers' Oral History - Harvey Schwartz


Comentários

Postagens mais visitadas